quinta-feira, 9 de março de 2017

Um vida que vale ser conhecida



As biografias sempre podem nos surpreender, seja pelas histórias seja pelas memórias. No caso de Ayrton: O Herói Revelado, de Ernesto Rodrigues, posso dizer que o que mais me surpreendeu foi as histórias, contadas de forma direta, sem muita enrolação pelo jornalista. Mesmo que o livro tenha escrito com base em depoimentos e matérias jornalísticas.

Eu era muito criança, tinha apenas seis anos, quando Senna teve o acidente em Imola, na Itália, cena que nunca esquecerei, talvez por ter me impactado de tal forma que ficou mais na minha memória que as vitórias do campeão. Ao ler a obra de Rodrigues tive a oportunidade de conhecer um Ayrton Senna que nem sabia que havia existido, e principalmente pude conhecer um Ayrton, homem e não o atleta, com os seus defeitos e qualidade, uma pessoa comum como qualquer outra.

Mais que isso, Senna que era tão comum, ao mesmo tempo, muito diferente. Focado, obstinado, detalhista. Não era um simples piloto, ele conhecia a engenharia dos carros, o motor. Identificava problemas apenas pelo barulho. Certamente foi esse detalhamento, que tanto incomodou os outros, que tenha transformado-o em um piloto extraordinário, tornando-se a principal lenda da Fórmula 1.

Ernesto no livro, editado pela primeira vez em 2004, conseguiu contar em 640 páginas a história de Ayrton desde o seu nascimento, passando pelos problemas da juventude, os amorosos e a vida agitada. A forma que ele lidava com a fama, o sucesso que lhe tirou a privacidade. As vindas ao Brasil e a vida que levava na Europa. A escrita leve e objetiva fez com que o livro tenha sido lido de forma rápida, além disso, evitou que as histórias de vida e de profissão se tornassem pesadas e desinteressantes.

Os últimos capítulos de Ayrton: O Herói Revelado não poderiam encerrar de outra forma, a não ser com o acidente, o velório, a investigação e a descoberta das causas. Infelizmente, a leitura neste momento se tornou intensa, não porque o autor tenha alterado o estilo de escrita, mas em virtude do assunto.

Enfim, a obra apresenta Senna de uma forma que muitos de nós não conhecia, mostra uma vida cheia de altos e alguns baixos. Uma vida que em muitos momentos pode servir de inspiração. Vale a leitura!

#Livros

Sem comentários: